Veja o relato de uma mulher iraniana presa e torturada durante os protestos em 2009 - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

sábado, 20 de agosto de 2011

Veja o relato de uma mulher iraniana presa e torturada durante os protestos em 2009


Segue abaixo o impressionante relato de uma mulher iraniana que em meio aos protestos durante as últimas eleições presidenciais no país foi vítima da tortura de um estado opressor. O relatório foi publicada pelo centerforinvestigativereporting.org

Transcrição
Jeffrey Brown: A seguir, um caso raro de dissidência no Irã, incluindo o abuso de mulheres prisioneiras durante e após a Revolução Verde de 2009. Foi quando milhares foram às ruas de Teerã e outras cidades para protestar contra uma disputada eleição presidencial, antes de enfrentar uma violenta repressão por parte do governo.
Nossa história é contada através de entrevistas feitas em segredo com as mulheres iranianas. 

CORRESPONDENTE: Já se passaram dois anos desde o dia sangrento que se seguiu à disputada eleição presidencial do Irã. Eu estava lá na rua, junto com centenas de milhares de pessoas.
Durante o levante, conhecido como o Movimento Verde, testemunhei atos horríveis de sofrimento, incluindo a morte de Neda Agha Soltan. Ele foi capturado por gravar um  vídeo e postar na internet para o mundo ver. Mas me senti obrigado a compartilhar algumas das histórias não contadas a partir desse momento caótico.
MULHER (por meio de tradutor): Quando Neda morreu, todos  do Irã e do resto do mundo o conheceu. Mas quando eles estavam estuprando e torturando-me, e colocar para fora os cigarros no meu corpo, ninguém sabia.
CORRESPONDENTE: Em um dia frio no inverno passado, eu conheci uma mulher de 22 anos de idade,  chamada Layla, em um café. Ela era como qualquer outra menina, vibrante falante, mas eu podia ver uma profunda tristeza em seus olhos. Um mês após a disputada eleição, Layla e várias outras mulheres foram aleatoriamente cercadas na rua pela polícia, que os acusou de serem parte do Movimento Verde.
MULHER (por meio de tradutor): Quando eles prenderam-nos e nos jogaram em uma van e bateram-nos , eles continuaram nos atingindo, e nos agredindo verbalmente . Levaram-nos em algum lugar. Eu não sabia onde estava. As janelas da van foram coloridas.
CORRESPONDENTE: Ela disse que foi levado para uma prisão secreta.
MULHER (por meio de tradutor): Quando o guarda foi raspar meu cabelo, ele  propositadamente fez de uma forma que iria cortar a minha pele muito dolorosamente. E ele deixou um pedacinho de cabelo na frente só para me incomodar. Eu não estava sentado em uma cadeira enquanto ele estava cortando meu cabelo. Ele estava me segurando por trás e esfregar-se contra mim.
CORRESPONDENTE: Em seguida, ela foi vendada e amordaçada. Então, com as mãos amarradas atrás das costas, ela foi arrastada para uma sala de interrogatório. Depois de ser questionado apenas por um período curto, Layla diz que seu interrogador manteve contato físico com ela.
MULHER (por meio de tradutor): Eu estava morrendo de medo. A primeira coisa que ele fez foi lamber meu rosto com a língua. Então, ele começou a tocar o meu sutiã e todo o meu corpo. Eu estava chorando: "Por favor, por favor, não. Sou inocente. Eu sou uma virgem."
Ele disse: "Não, você não é mais virgem."
Então ele me estuprou. Depois que ele me estuprou, ele urinou em mim, no meu corpo todo.
CORRESPONDENTE: Layla disse que sua tortura não terminou aí.
MULHER (por meio de tradutor): Então ouvi o som do chicote no ar, e depois senti-lo no meu corpo. Então, ele desamarrou as minhas mãos e ele começou a acariciar meu braço como um amante. Senti algo queimando-me apenas por um segundo. Eu gritei e ele me deu um tapa. Ele apagou o cigarro na minha mão esquerda.
Ele estendeu a outro cigarro no meu joelho. Eu ainda estava perdida na dor primeiro e segundo quando senti outro cigarro no meu peito, outro cigarro na parte de trás do meu pé, outro, outro, e outro, um maço de 20 cigarros colocar para fora no meu corpo.
CORRESPONDENTE: Layla me mostrou as cicatrizes das queimaduras de cigarro, mas foi com muito medo de deixá-los ser filmado.
Como os protestos continuaram nas ruas de Teerã, Layla continuou a ser brutalizado na prisão secreta durante quase dois meses.
MULHER (por meio de tradutor): Eu não sei quantas vezes por dia eu fui estuprada. Não era apenas uma pessoa. Havia pessoas diferentes. O tempo todo eu estava lá, eu estava dizendo a mim mesma, ser forte, ter calma. O final deste é a morte, e morte só vai demorar um pouco.
Morte foi como um desejo por mim. Eu queria morrer.
CORRESPONDENTE: Layla foi resgatada por cem mil dólares de fiança , um preço tão alto, que seus pais tiveram que vender os negócios da família. Ela nunca foi formalmente acusada de um crime, e a polícia secreta continua a acompanha-la.
Layla foi uma das várias mulheres que falaram comigo ao longo do ano passado, mesmo que todos nós podemos enfrentar represálias do regime por falar. Segundo a Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã, "Rape era rotineiramente praticado como uma questão de política para intimidar jovens pessoas comuns de cada vez que sai para protestar novamente."
TV iraniana lançou este filme de um centro de detenção depois de o presidente do Parlamento iraniano admitiu que quase 100 casos de estupro foram arquivados. Mas, mais tarde o governo rejeitou as acusações.
Nas montanhas ao norte de Teerã neste inverno passado, me encontrei com uma jovem mulher que eu chamo Samira. Ela pediu para me encontrar aqui porque é um dos poucos lugares os jovens podem ir e não ser espionado. Samira é uma cantora de rap e usa sua música para dar voz àqueles que não podem falar para fora.
MULHER (por meio de tradutor): O que eu podia fazer era escrever sobre ela, o que eu tinha visto, e não ser a voz para as pessoas que estão mortos ou presos.
CORRESPONDENTE: Eu a conheci nos primeiros dias dos protestos de 2009. Ela foi uma ativista do Movimento Verde, e tinha acabado de ver um jovem morto a tiros na rua ao lado dela.
MULHER (por meio de tradutor): Eu fui para as ruas para demonstrar. Realizamos volta a milícia Basiji por duas horas apenas por atirar pedras. Um homem de pé ao meu lado com uma máscara no rosto, eu tinha dado a ele algumas pedras apenas alguns minutos antes.Ele caiu e explodiu o sangue para fora do meio da testa. Eu fiquei chocado. Então alguém gritou que era um tiro direto.
CORRESPONDENTE: O que Samira viu não era incomum. Um número incontável de manifestantes foram baleados pela milícia Basiji.
Parvin Fahimi é a mãe de uma dessas vítimas. Ela é a única mulher que eu entrevistei que queria ser identificado.
Parvin Fahimi, a mãe (através do tradutor): Eu não posso compreendê-lo, realmente, por que meu filho, que saiu para um protesto civil - que era seu direito de pedir, o que aconteceu com o meu voto? E ele começa uma bala como sua resposta.
CORRESPONDENTE: Sohrab Fahimi o filho se tornou um dos famosos mártires do Movimento Verde.
Parvin Fahimi (através de tradutor): O regime de fato queria matar nossos filhos. Faz-me triste que eles não percebem estes poderiam ser os seus próprios filhos.
CORRESPONDENTE: Ela diz que, apesar dos protestos de rua se acalmaram, o Movimento Verde ainda está muito vivo.
MULHER (por meio de tradutor): Este é um silêncio irritado. E eles não deveriam pensar, se as pessoas estão quietas, isso significa que tudo está acabado. Não, o furacão está chegando depois de calma e paz.
CORRESPONDENTE: Layla, a mulher que foi torturada e estuprada, concorda.
MULHER (por meio de tradutor): Eu sou totalmente verde. Se eu não usar roupa verde, é porque eu não quero voltar para lá. Mas, no meu coração, em meu cérebro, eu sou verde, mesmo no meu sangue. Se eu não fosse verde, eu não teria chegado na frente da câmera para contar a minha história.
CORRESPONDENTE: Samira, a rapper, diz que muitas pessoas sofreram muito para voltar à forma como as coisas eram. Ela canta: "Captive e presos atrás das paredes escuras, sabemos o nosso destino à liberdade Nós, os pássaros engaiolados, cantar a canção do vôo em conjunto, sólido como uma fileira de ciprestes, dedicado ao solo do Irã sunrise verde amanhã pertence.. para nós. "
MARGARET WARNER: Como dissemos, esse relatório foi uma co-produção com o Centro de Jornalismo Investigativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages