Repressão não intimida e manifestantes respondem com mais protestos - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Repressão não intimida e manifestantes respondem com mais protestos

São Paulo foi cenário para mais uma manifestação de violência da Polícia Militar na noite da última quinta-feira (13), durante o quarto protesto contra o aumento das passagens do transporte público. Jornalistas que cobriam o ato, assim como o Movimento Passe Livre, alegam que os manifestantes protestavam de forma pacífica, inclusive entregando flores à população, quando os policiais começaram as agressões.
Sprays de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram lançados contra os manifestantes. A polícia deteve ao menos 235 pessoas. Entre os presos e agredidos estão dezenas de jornalistas, alguns foram atingidos por balas de borracha no rosto.
O repórter da Carta Capital Piero Locatelli foi um dos detidos. A PM alegou que o fato de ele estar portando vinagre o colocava sob suspeita. O vinagre é utilizado para amenizar os efeitos do gás lacrimogêneo. Locatelli se identificou como jornalista e seguiu filmando sua detenção.
Acompanhe o áudio do vídeo do momento em que o repórter era levado até um paredão onde estavam dezenas de detidos para averiguação.
Piero: Eu sou jornalista, eu trouxe vinagre porque nas outras manifestações eu passei mal.
Cap. PM. Toledo: Me dá sua identidade.
Piero: Dou sim.
Cap. PM. Toledo: Aqui, Capitão Toledo, Capitão Toledo [mostrando a identificação].
Piero: Está tudo bem, amigo. Estou só filmando.
Cap. PM. Toledo: Aqui, Capitão Toledo!
Piero: Aqui está meu cartão, só para o senhor ter certeza que eu sou jornalista, não ter problema. Aqui está minha identidade.
PM [não identificado]: E tem seu celular ainda.
Piero: Aqui dentro estou carregando vinagre, porque das outras vezes eu tive problema durante a manifestação, nos meus olhos, enquanto eu estava no exercício do meu trabalho.
SD PM Pondé: Tá gravando aí, irmão?
Piero: Tô. Sou jornalista, amigo.
Cap. PM. Toledo: Vinagre... Pode ficar ali com a mão para trás.
Piero: Como é que é? Eu estou sendo preso? É isso?
Cap. PM. Toledo: Pega e fica ali com a mão pra trás! Coloca a mão pra trás aí! Mão pra trás! Mão pra trás e pega a sua bolsa! Mão pra trás!
passelivresp4
O governo Geraldo Alckmin (PSDB), responsável pela ação da PM, afirmou que os preços das tarifas de trem e metrô não serão baixados. O prefeito Fernando Haddad (PT) também se mostrou irredutível quanto ao valor da tarifa do ônibus. Ambas aumentaram de R$ 3 para R$ 3,20 no dia 2 de junho.
O quarto ato reuniu mais de 15 mil manifestantes e teve início em frente ao Teatro Municipal, no centro da capital paulista. A próxima mobilização está marcada para a segunda-feira (17), às 17h, no Largo da Batata, zona oeste.
Segundo o Datafolha, a maioria da população paulista - 55% - é a favor dos protestos.
De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.
14/0613
Fotos: Divulgação/Passe Livre São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages