No Brasil é possível ter um Senador particular - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, 23 de abril de 2014

No Brasil é possível ter um Senador particular

Meu Prefeito, meu vereador, meu deputado, meu governador. Isso se ouve aos montes no Rio Grande do Norte, quem tem um prefeito ou deputado particular só pode sê-lo em nome dos favores, das relações pessoais, depravações particulares do Brasil.

Mencionar isso é tratar a miséria política daqui por um aspecto importante, os eleitos levam muito dos eleitores. No facebook essas adulações são frequentes; qualquer postagem de Zé Agripino vêm logo os comentários "meu senador".

Ninguém tem senador, ou seja lá o que for. Mas é um vício do Brasil. Vejo aqui no Rio Grande do Norte que o vereador, por exemplo, só é "meu" se for ágil na compra de votos, na distribuição de exames médicos e na troca de favores usando o cargo, como oferecendo vagas de empregos, se o cidadão não fizer isso ele é "fraco".

As vezes quando o candidato adentra em uma casa e logo recebido com o preço, e eles até gostam, é um jeito fácil, se bem que o Historiador José Murilo de Carvalho diz que essa foi uma forma do povo brasileiro "tirar" algo dos políticos, se não fosse isso não era nada, mas ele fala do império; hoje as possibilidades de se manifestar são muito maiores.

Voltando para a questão do "meu", além da idolatria e adulação de "figura importante" isso incorpora, claro, a possibilidade de particularmente levar favores pessoais, aqui no Rio Grande do Norte isso não tem precedentes, os favores, mesmo neste ano de 2014 são presentes todos os dias pode-se dizer, favores para tudo, para livrar de processos, cargos para parentes, isso entre os aparentados; já na relação com os pobres um pouco de demagogia e migalhas resolve tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages