Homero e o contar histórias - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Homero e o contar histórias

por Louis Markos

homer

Li seus livros e descobri que muitos de vocês acreditam que as pessoas são produtos de seu ambiente. Como você pode acreditar em tais coisas e, no entanto, negar totalmente a influência do passado? A natureza pode nos dar saúde robusta ou deixar-nos cicatrizes, mas seus traços sobre nós são coisas menores em comparação com a impressão de todos aqueles que vieram antes de nós ...

Introdução do autor: Imagine se Homero, Virgílio, Dante, Chaucer e os outros grandes poetas da Grécia antiga, Roma e a Idade Média tivessem recebido o dom, não apenas para perscrutar o século XXI, mas para corresponder-se com nós que vivemos neste século mais confuso e sem rumo. Se estivesse em seu poder fazer as duas coisas, o que eles poderiam nos dizer? Como eles nos aconselham a viver nossas vidas? Que sabedoria de sua experiência e de seus poemas intemporais eles poderiam escolher passar para nós?

Homero: Em narrativa

Eu sou um contador de histórias. Esse é meu chamado e minha missão. Eu sou a memória do passado, o preservador da sabedoria. Eu costuro junto com minhas palavras os feitos heroicos daqueles que vieram antes. Eu moro junto com você nesta Era do Ferro, mas nas minhas histórias eu vivo novamente na Era do Ouro.

É com grande tristeza e melancolia que vejo quantos de vocês jogaram fora os contos de seus antepassados. Vocês se distanciam da sabedoria da idade e da experiência e olham para seus jovens para que a energia avance. Você descarta os contos populares que você deveria amar com um movimento de sua mão. “Contos de velhas esposas”, você os chama, esquecendo que as mulheres idosas são um dos grandes repositórios da história humana.

Canto em minha Ilíada as grandes façanhas de Aquiles, mas Aquiles nunca teria alcançado tal glória se não tivesse sido criado nos mitos e lendas de Perseu, Jasão, Teseu e Hércules. Ele era ótimo porque eles eram ótimos antes dele, e porque um contador de histórias como eu preservava sua grandeza em uma música.

Quem é mais tolo do que aquele que se exclui das próprias histórias que moldaram sua nação, sua cultura e sua família? Tão jovem e imprudente como ele era, Aquiles nunca desprezou os heróis da antiguidade. Em vez disso, ele moldou sua vida e seus sonhos em torno dos contos de seu heroísmo.

Isso não é pouca coisa. Os homens não podem saber para onde estão indo se não souberem de onde vieram. Ninguém existe no vácuo. Ninguém sai maduro da cabeça de Zeus.

Li seus livros e descobri que muitos de vocês acreditam que as pessoas são produtos de seu ambiente. Como você pode acreditar em tais coisas e, no entanto, negar totalmente a influência do passado? A natureza pode nos dar saúde robusta ou nos deixar cicatrizes, mas seus traços são coisas menores em comparação com a impressão de todos aqueles que vieram antes de nós.

Como mortais, amamos histórias, pois somos todos parte de uma história. Fingir que não somos, agir como se fôssemos ilhas independentes isoladas da costa é viver uma mentira. É abandonar, não apenas a razão e o bom senso, mas toda a gratidão que nos liga às escolhas e sacrifícios de nossos ancestrais.

Meus guerreiros não poderiam esquecer estas coisas para cada furo com ele o nome de seu pai. Nem Agamenon, nem Aquiles nem Diomedes podiam esquecer que ele era o filho de Atreu, Peleu e Tydeus; nem que seu pai antes dele era o filho de um pai cuja reputação ele era obrigado a defender.

#

No centro dos contos que giro estão genealogias, listas de nomes que conectam uma geração à outra em uma linha ininterrupta. Eu sei que os leitores do seu dia muitas vezes ficam entediados com esses detalhes, mas as histórias não podem existir separadamente dos detalhes.

Conte ao seu filho uma história hoje e depois conte a mesma história amanhã. Mas na segunda vez que você disser, mude um dos detalhes. Garanto-lhe que seu filho não aceitará a mudança. Ele vai parar você morto em suas trilhas e exigir que você diga a ele qual detalhe é o correto. Foram suas cinco maçãs ou apenas três? A princesa tinha cabelo dourado ou era morena? O herói encontrou uma raposa ou um castor?

Se você disser a ele que isso não importa, ele vai te corrigir. Porque isso importa! Sei que muitos de vocês estão entediados com a repetição de meus épicos, mas também perguntem a seus filhos sobre isso. Eles lhe dirão que amam ouvir os mesmos padrões antigos repetidos da mesma maneira.

É uma coisa triste e estranha. Você tenta aprender com seus jovens o que deveria aprender com seus idosos e com os idosos, o que os jovens estão melhor preparados para ensinar: não em palavras ou provérbios, mas através de sua aceitação inocente da maravilha e do mistério da vida.

Então reúna sua família, jovem e velha, e sente-se ao lado do fogo. Ninguém é jovem ou velho demais para ouvir uma história. As histórias falam uma linguagem universal que cativa tanto o rei mais alto quanto a empregada mais baixa da copa. Ninguém é tão orgulhoso ou tão humilde que não possa se ver nos heróis da antiguidade.

Você será apaixonado e teimoso como o meu Aquiles, ou calmo e equilibrado como o meu Diomedes? Você vai sobreviver por sua inteligência, como o meu Odysseus, ou por pura força teimosa, como o meu Ajax? Você tentará dominar os outros, como o meu Agamenon, ou ser um amigo e companheiro, como o meu Pátroclo? Você se manterá nos mais altos deveres e obrigações, como meu Hector, ou colocará seus próprios prazeres diante do bem dos outros, como a minha Paris?

Nas histórias, todos os tipos estão à sua frente: como modelos a serem imitados ou cuidados a serem evitados. Geralmente um pouco dos dois. Você não pode ouvir essas histórias e desconsiderá-las como não tendo nada a ver com você. Eles são insistentes e persistentes e não o deixarão descansar até que você se coloque no conto e veja que você também é um personagem.

Preste atenção novamente àquelas histórias que sua idade desprezou. Deixe-os apontar você de volta às suas origens e à frente do seu destino. Não tente se livrar do fluxo narrativo. Se você fizer isso, você será deixado em um mundo sem propósito, esperança ou alegria. Você estará sozinho, sem começo nem fim, sem ancestrais ou progênie para dar forma e significado a sua vida.

Ouça novamente os poetas enquanto eles cantam os contos de Aquiles e Ulisses. Se você fizer isso, você pode descobrir o seu próprio conto ao longo do caminho.

- Homero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages