O que é o dinheiro? - o M0, M1, M2, M3 e M4 - Blog A CRÍTICA

"A liberdade de imprensa é a permissão de qualquer aleijado bater-se com um professor de esgrima." (Câmara Cascudo)

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, 7 de abril de 2015

O que é o dinheiro? - o M0, M1, M2, M3 e M4

Marco Antonio Moreno - Texto de 2009

money.png

Continuando a nossa série de conceitos de economia, neste artigo vamos explicar o que é o dinheiro ou a oferta de moeda e como os bancos centrais o definem. Ou seja, que são M0, M1, M2, M3 e M4?

Recordamos que o dinheiro tem duas funções principais que são um meio de facilitar as transações, compras e vendas normais, e um meio de armazenar valor, ou seja, de salvar.

Os bancos centrais têm duas ferramentas principais que são o controle monetário e a gestão dos juros.

Para medir a oferta de moeda, o dinheiro, existem várias medidas, que são as seguintes, começando com a definição mais limitada de oferta de moeda.

M0 é o dinheiro que circula na economia e se define como a quantidade de notas e moedas nas mãos dos cidadãos, além de dinheiro que os bancos têm em suas caixas, e depositado no banco central.

MB, é o dinheiro que é emitido, a oferta de moeda, e é igual a M0, mas com a soma do valor das notas e moedas que o banco central tem retido.

M1 é o dinheiro em circulação na economia, incluindo M0, e adicionando os depósitos atuais dos cidadãos, ou seja, as quantidades que os cidadãos tem facilmente acessível para gastar.

M2 inclui M1 e adicionado os depósitos existentes de curto praz que os cidadãos têm no sistema financeiro, ou seja, o dinheiro e os seus substitutos mais ou menos a curto prazo, normalmente definido com prazos de até um ano.

M3 inclui M2 e adicionando todos os depósitos, incluindo depósitos a longo prazo.

M4 inclui M3 e adicionando depósitos adicionais, tais como depósitos que estrangeiros têm no país e os  depósitos dos ministérios do governo.

Há também os fundos monetários, money market funds, que são geridos por profissionais, inclusive em títulos da dívida, mas que dão fácil acesso aos depositantes. Alguns desses fundos, ainda, emitem cartões de crédito e talões de cheque para permitir que os gastos sejam mais fáceis.

Estes fundos são tratados como um substituto próximo ao dinheiro e, por isso, os bancos centrais também o têm em conta. Onde existem, estes fundos monetários normalmente são incluídos em M2.

Nem todos os países calculam cada uma dessas medidas de dinheiro.

Estas definições de dinheiro não incluem os investimentos que existem, quer seja na bolsa ou em ativos fixos.

A oferta de moeda, a quantidade de dinheiro na economia, é importante para o banco central, uma vez que é o que permite os gastos e os investimentos e seu nível de atividade econômica  que a economia pode ver. Esta atividade econômica tem um impacto sobre o crescimento e a inflação e seu controle permite que o banco central impactar tanto a atividade econômica como a inflação.

Como mostra o gráfico, a oferta de moeda tem vindo a crescer de forma contínua por muitos anos.

Como o sistema monetário funciona será  para outro conceito na próxima semana.



*Moreno é editor do El Blog Salmón da Espanha

30 comentários:

  1. Faltou você comentar que 97% M4 é "não M0" e que ele tá concentrado atualmente em Wall Street e entre os grandes bancos.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo me convidou pra que eu dece meus documentos pra feser meu cadastro eu na hr. .ñ entendi oque era izto mais alguem podi me esplica melhor se qualquer pessoa pod receber os valotes

    ResponderExcluir
  3. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

Pages