RICHARD SENNET: “O SISTEMA NÃO TEM MUDADO, HAVERÁ OUTRO COLAPSO ECONÔMICO DENTRO DE TRÊS OU QUATRO ANOS” - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

sábado, 12 de abril de 2014

RICHARD SENNET: “O SISTEMA NÃO TEM MUDADO, HAVERÁ OUTRO COLAPSO ECONÔMICO DENTRO DE TRÊS OU QUATRO ANOS”

O sociólogo Richard Sennett (Chicago, 1943) reúne méritos profissionais suficientes para ser um dos vencedores na última sexta-feira do prêmio "Príncipe das Astúrias" no teatro Campoamor, em Oviedo. No entanto, desta vez, foi no papel de acompanhar sua esposa, também socióloga, Saskia Sassen, vencedor das Ciências Sociais. Eles dividem o seu tempo entre os Estados Unidos ea Grã-Bretanha. Sennett é professor emérito de sociologia na London School of Economics e também leciona na Universidade de Nova York.
Richard Sennett, a la entrada del teatro Campoamor de Oviedo. | nacho orejas
Autor de livros como " A Corrosão do Caráter" e "O Artesão", é um analista da forma como a economia e o trabalho configuram as pessoas e as relações sociais. Trabalha a partir da perspectiva de uma corrente puramente anglo -saxônica como é o pragmatismo, "a busca pelos problemas filosóficos insertos na vida cotidiana", segundo sua própria definição. Este observador nada complacente no mundo que nos condenou o  capitalismo financeiro alerta para a possibilidade de uma nova crise com a percepção de que a atual não foi capaz de superar os males que minam o sistema. Com uma contenção verbal contrasta com a dureza de seu diagnóstico e previsões, Richard Sennett está preocupado com o desemprego dos jovens, que, em sua opinião, deve ser uma prioridade na agenda política, no entanto, tem tornado-se uma questão secundária, enquanto os fundos públicos para a criação de postos de trabalho são usados para o resgate dos bancos.
-Você que explora como o trabalho nos molda como pessoas, há alguma maneira de desassociar o que somos do que fazemos  para evitar, por exemplo, que a perda de emprego nos deixe sem discurso vital?

Eu sou um protestante e acho que isso é verdade. Essa crise é agora para os jovens. Se não encontramos uma maneira de proporcioná-los empregos, então faltará algo, terão uma carência psicológica e isso é algo que não se pode reparar facilmente. Quando um país tem 50% de desemprego entre os jovens, tem uma geração danificada. Mas isso não é algo que pareça preocupar muito aos políticos. Eles estão preocupados, mas não o suficiente, como se não fosse um evento crítico contra o qual temos de reagir, parece quase normal, como se fosse simplesmente uma consequência da situação econômica e do mercado. De minha perspectiva como um estudante do mundo do trabalho, o desemprego dos jovens é muito mais importante do que pagar as dívidas do Goldman Sachs. Estou muito frustrado com essa situação, que o desemprego é considerado como um resultado de uma outra coisa que se há de resolver antes. Não é assim.
-Você pertence ao grupo daqueles que acreditam que esta catástrofe econômica era previsível ou ao dos surpresos com a quebra do sistema? 

Eu acho que se podia ter previsto isso. A ganância cegou pessoas. Meu grupo de pesquisa publicou algo sobre isso em 2005. Acho que as pessoas não querem ver a realidade.
-Há cinco anos, quando ocorre o colapso, inclusive pessoas nada radicais consideraram necessário mudar as bases do sistema. No entanto, agora parece ter o neoliberalismo saído reforçado. 

Efetivamente isso é verdade, mas eu não diria que o neoliberalismo seja mais forte do que nunca. As condições que levaram ao colapso estão se reinstalando, restabelecendo-se novamente. Tivemos um reforço do antigo regime, mas estão se reconstruindo suas fraquezas. Persiste a financeirização do risco de maneira altamente volátil, que foi o que dominou a economia desde o início de 2000. Não gosto de usar a palavra crise, quando eu falo disso porque uma crise assume que algo quebra ou para de funcionar e se corrige. Eu acho que o fato de que o neoliberalismo se veja  reforçado indica que haverá um outro colapso econômico dentro de três ou quatro anos. Estou muito pessimista.
-Embora não goste do termo, mas para entendermos, esta é uma crise que vai além até mesmo aqueles que deveriam considerá-la uma oportunidade de mudar as coisas. Você está sentindo falta de uma crítica mais radical da esquerda, por exemplo?

É surpreendente que a esquerda tenha sido tão passiva. No Reino Unido, por exemplo, o Partido Trabalhista tentou distanciar-se de qualquer desafio ou desafio radical ao capitalismo financeiro. O mesmo acontece na Alemanha, apesar de serem os dois mais fortes partidos de esquerda e os menos corruptos,  não como o francês ou os italianos. O que eu acho que vai acontecer é que vai haver uma nova crise e uma geração de jovens com pouca esperança para o futuro. Algo decisivo acontece dentro de três ou quatro anos, quando essas duas forças se encontram. A segunda vez que ocorre a crise se verá que existe  um mal sistêmico e que requer intervenção radical, se não queremos que as pessoas tenham diminuído muito a vida por um longo tempo. Entristece-me que a esquerda não esteja muito mais envolvida com a crise, mas eu acho que estará no futuro. Para fazer essa confluência de um novo colapso financeiro com o mal-estar dos jovens, que com vinte ou trinta anos saberão que não pode continuar. Essa é a minha opinião pessoal.
-Como enfrentar um mundo em que tudo se tornou mais incerto?

Talvez a Europa seja uma economia muito menor. Haverá uma reconfiguração e as pessoas vão começar a pensar mais como  fazem na Áustria ou na Suécia, isto é, não ser um centro financeiro global, mas algo mais local e regional. Mas é muito difícil de prever. Eu sei que se pode fazer coisas para gerar empregos para os jovens e não estamos a fazê-los. Nos estamos nos concentrando tanto nos problemas financeiros que não existem programas públicos cujo objetivo principal seja a criação de empregos. Tem-se salvo  os grandes bancos, esse tem  sido o foco principal à data. Mas isso é uma decisão ideológica, uma falha ideológica que tem sido considerada como uma criação de emprego secundário. Meu ponto de vista é o contrário: você gasta todo o dinheiro disponível para promover o trabalho, mas depois não há violação das dívidas nacionais. Então, eu estou entre aqueles que argumentam que eles deveriam ter deixado a Grécia  cumprir as suas obrigações de pagamento. Essa é uma opinião muito impopular.
-Que futuro tem um sistema que valoriza tão pouco o trabalho bem feito e a experiência? 
  
O bom trabalho tem futuro. Mas o problema é criar empregos. Por exemplo, os holandeses têm um programa para compartilhar postos de trabalho, um trabalho para duas ou três pessoas a tempo parcial cujos rendimentos são complementadas por benefícios estatais. Colocar o trabalho como prioridade é muito caro, mas evita toda uma geração desesperada. Em Espanha, Grécia ou mesmo na Itália, o trabalho não tem essa prioridade. Há algo fundamental para os seres humanos e eles estão satisfeitos se eles trabalham e fazê-lo bem. As pessoas querem empregos, toda a pesquisa que fiz sugere que o assunto, não quero ser vaga, ou ficar entediado ou ser medíocre. O trabalho faz as pessoas se sentirem bem consigo mesmas.
Entrevista de Andrés Montes, publicado en lne.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages