TCC gera medo e ansiedade em universitários - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

TCC gera medo e ansiedade em universitários

Alunos relatam quais são as principais dificuldades neste período decisivo antes da formatura



Tiago Fontenele - Medium

Dúvidas, pressão psicológica, medo e ansiedade. Estes são alguns dos fatores que contribuem para tensão antes da entrega e da produção do trabalho de conclusão de curso, o temido “TCC”, pelo qual os estudantes são submetidos antes de sair da faculdade. Elaborar o trabalho requer muito empenho e dedicação. A fadiga e o cansaço são inevitáveis, principalmente quando o universitário “abre mão” de sua vida social como relata Talita Silva, que está prestes a se formar no curso de Jornalismo.
“Quando penso em sair para desfrutar de um momento de lazer, logo lembro que preciso concluir o meu TCC e acabo optando pelo trabalho. Realmente é um momento muito puxado, mas eu preciso fazer uma coisa bem feita que quando eu olhe para ele eu sinta orgulho e veja o quanto tanta dedicação e esforço valeram a pena. Confesso que tenho um pouco de medo e isso acaba gerando em mim ansiedade em querer concluir com êxito o meu trabalho”, explica.
Alguns estudantes nesse processo ainda precisam aliar a produção do TCC com o estágio e a vida social. Ingrid Sousa está no oitavo semestre do curso de jornalismo, já na etapa final da produção do seu trabalho acadêmico. Ela conta quais foram os maiores desafios nesse período.


“Nesse período todo mundo se assusta e diz que é um ‘bicho de sete cabeças’, realmente é difícil, mas se dermos prioridade, mesmo diante do trabalho, da faculdade, da vida particular, temos que saber separar um tempo para desenvolver, pois se ficarmos só adiando nunca iria dar certo. No início eu estava um pouco lenta, sempre deixando para o outro dia, só que fui percebendo que era só perca de tempo. A partir do momento que coloquei como meta concluir o meu TCC desde então estou conseguindo conciliar meu trabalho, curso e ainda ao chegar da faculdade fico estudando em casa até às 2 da manhã, mas graças a Deus está dando tudo certo. A questão é só focar no que desejo hoje que é a minha formatura”, afirma.
A escolha de um tema acaba se tornando uma tarefa muito difícil para os alunos. O professor do Centro Universitário Estácio do Ceará, Lauriberto Braga, explica que, em alguns casos, os estudantes se mantem distantes da vida social por não conseguirem se organizar. Ele dá algumas dicas para quem está no processo de produção ou quem ainda irá começar o trabalho de conclusão de curso. Confira o áudio.





Conheça o Monografis - O Monografis é uma plataforma online que serve como assistente de escrita dissertativa na elaboração do TCC, projeto TCC, artigo científico a artefatos mais complexos, dissertação e tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages