O maior pico de mortes da Covid-19 no mundo - Blog A CRÍTICA

"Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, 24 de novembro de 2020

O maior pico de mortes da Covid-19 no mundo



Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A pandemia da Covid-19 continua sua marcha ascendente no mundo. Em novembro já superou em muito o pico da 1ª onda ocorrido em abril de 2020. Na semana de 10 a 16/04 houve, na média diária, 80 mil casos e 6.824 mortes. No período de 10 a 16 de novembro houve, na média diária, mais de 575 mil casos e 8.866 óbitos, conforme mostra o gráfico abaixo para os dados da mortalidade. O pico da 2ª onda já é muito maior do que o pico da 1ª onda.

Nos meses de março e abril foram os países da União Europeia e os EUA que responderam pela grande maioria das mortes. Mas no mês de julho a América Latina e Caribe (ALC) respondeu por cerca de 50% das mortes. Nos meses de agosto e setembro a Índia passou a ganhar destaque. Mas em outubro e novembro a Europa (Ocidental e Oriental) e os EUA voltaram a ser epicentros da pandemia, conforme mostra o gráfico abaixo do jornal Financial Times.

201123a Segunda Onda Covid19 Na Europa

O gráfico abaixo, da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra o número de casos por semana epidemiológica ao longo do ano de 2020, com destaque para as grandes regiões. O que mais chama a atenção no gráfico é o crescimento continuado e sustentado do número de casos semanais ao longo de 2020. Na semana de 03 a 09 de fevereiro ocorrem 23 mil casos no mundo. Na semana de 13 a 19 de abril foram 540,9 mil casos. Na semana retrasada, de 09 a 15 de novembro foram pouco menos de 4 milhões de casos. E na semana passada (de 16 a 22/11) o número de casos semanais ultrapassou, pela primeira vez, 4 milhões de casos em 7 dias. E ainda não há sinais de interrupção. Dos mais de 4 milhões de casos da semana de 16 a 22/11, um montante de 1,8 milhão ocorreu na Europa e 1,6 milhão nas Américas.

201123b Número De Casos De Covid19 No Mundo

O gráfico seguinte, também da OMS, mostra o número de óbitos por semana epidemiológica ao longo do ano de 2020. Na semana de 03 a 09 de fevereiro ocorrem 508 mortes no mundo e o pico foi atingido na semana de 13 a 19 de abril com 51 mil óbitos na semana. Nas semanas seguintes houve oscilação, mas sempre com montantes menores do que o pico de abril. Contudo, na semana de 02 a 08 de novembro houve 53,9 mil mortes superando o pico de abril. E o pior, a subida não parou por ai e aumentou nas duas semanas seguintes. Na semana de 16 a 22 de novembro houve o recorde de 67,2 mil óbitos em 7 dias, representando uma média de quase 10 mil mortes por dia. Dos 67,2 mil óbitos da semana, um montante de 33 mil, ocorreu na Europa e 22 mil nas Américas.

201123c Número De Casos De Covid19 No Mundo

No Brasil, o número de casos e de mortes subiu nas últimas duas semanas, conforme mostram os gráficos abaixo da OMS. Tudo indica que o Brasil já está singrando na segunda onda da covid-19.

O relaxamento que ocorreu no país pode gerar um aumento da pandemia no final do ano, complicando as festas de natal e réveillon.

201123d Crescimento Do Número De Casos De Covid19 No Brasil

Os esforços para conter a pandemia fizeram parte da pauta da reunião do G-20, dos dias 21 e 22 de novembro de 2020, além dos caminhos para a recuperação econômica e a administração do endividamento dos países emergentes. Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, os países mais vulneráveis são os mais pobres e altamente endividados do mundo em desenvolvimento, que estão “à beira da ruína financeira e da crescente pobreza, fome e sofrimento incalculável”.

Porém, apesar de todos os discursos politicamente corretos, pouca coisa efetiva foi decidida na reunião do G-20. Por exemplo, faltou um plano efetivo para garantir uma vacinação em massa a partir do ano que vem. Enquanto isto, o SARS-CoV-2 continua se propagando pelos territórios do globo, deixando um número de vítimas cada vez maior.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/11/2020

Um comentário:

  1. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

Pages